O ser humano tende a procrastinação por questões evolutivas. Ele deixa para depois, enrola e até fica sem fazer algo simplesmente por um instinto primal de preservação de energia. Mas isso não quer dizer que todo ser humano é um procrastinador irremediavelmente. Há uma tendência ancestral de buscar atividades que poupem energia e preservem a vida. No entanto, muito da conduta humana também é definida pela cultura. Existem povos que priorizam o descanso e a tranquilidade, outros o trabalho e a alta produtividade.
Na modernidade ultra competitiva, se você quiser alcançar uma posição interessante e conquistar uma porção de coisas, será preciso ter muito cuidado com a procrastinação. Já que o mundo é grande e muito populoso, o jogo fica cada vez mais intenso, exigindo estratégia e inteligência.
O cérebro é como um músculo, ele precisa de estímulo para se desenvolver. A falta de esforço cognitivo/intelectual causa danos, além de um raciocínio pobre e uma capacidade de análise reduzida. Quem não provoca o cérebro acaba inclinado à procrastinação, pois o cérebro preguiçoso gera um comportamento geral de preguiça e inação. São vários os fatores que desencadeiam em procrastinação, uma auto estima baixa, medo de se expor, de se lançar. Como também o espírito perfeccionista que nunca consegue passar para a próxima tarefa porque nunca está bom. O autoconfiante também pode ser procrastinador, uma vez que ele confia tanto em si que deixa tudo pra última hora, afinal ele pensa que tudo vai dar certo. Agora vamos para 5 dicas para combater a procrastinação e ter dias mais produtivos:
Faça uma lista das suas prioridades Não deixe de revisar suas prioridades e de entender o que realmente é importante para você. No dia a dia muitas coisas competem pela nossa atenção. Se não existir clareza sobre as prioridades é fácil perder o foco e se desviar do caminho.
Tenha o compromisso de ser melhor a cada dia Cuide da sua evolução e tenha como objetivo ser melhor a cada dia. Essa força impulsiona o indivíduo a superar-se continuamente. A dinâmica da evolução produz consciência e entendimento de si, o que tem um poder imenso para vencer a procrastinação.
Estabeleça prazos Tenha sempre prazos para suas tarefas ou objetivos maiores. Se for preciso comprometa-se publicamente para aumentar a pressão para a entrega. Prazos são importantes para dar seriedade à sua meta.
Presenteie-se quando cumprir sua meta Tenha tempos de descanso e ócio criativo, aproveite as vitórias para se presentear, dê pequenas recompensas a si mesmo a cada superação significativa.
Mindset (como você se enxerga?) Como você se enxerga? Cheio de críticas e pesares ou com muito otimismo e autoconfiança? É preciso pesar e encontrar um ponto de equilíbrio, desenvolver uma conversa interior sensata e sem autodestruição, mas também sem vaidade e auto confiança exagerada.
Comments